A Free Software Foundation Europe ajuda pessoas e organizações compreender como o Software Livre contribui para a liberdade, transparência e auto-determinação. Reforçamos os direitos dos utilizadores abolindo barreiras à adopção de Software Livre, encorajando as pessoas a usarem e desenvolverem Software Livre, e providenciando recursos para capacitar toda a gente para continar a promover o Software na Europe.
Trabalhamos com políticos e organismos públicos na Europa para reforçar os direitos dos utilizadores e desenvolvedores de Software Livre e para abolir barreiras ao Software Livre.
A nossa equipa jurídica recolhe e partilha conhecimento sobre os aspectos jurídicos e de licenciamento de Software Livre, salvaguardando os interesses dos projectos Software Livre, põe em contacto peritos de todo o mundo e ajuda outros grupos a alcançar objectivos similares. Damos assistência, formação e documentação, em parceria com gpl-violations.org e com membros da Rede Jurídica Europeia.
Informar o público sobre o Software Livre é uma parte da missão básica da FSFE. Temos muitos membros na organisation que são peritos em várias áreas do Software Livre e podem ser contactados para darem palestras com conhecimento de causa, organizar seminários ou participar em discussões.
Os Padrões Abertos permitem que as pessoas partilhem livremente todo o tipo de dados sempre em perfeita fidelidade ao original. Evitam o aprisionamento tecnológico e outras barreiras artificiais à interoperabilidade e promovem a possibilidade de escolha entre fornecedores e entre soluções tecnológicas. O trabalho da FSFE sobre Padrões Abertos tem por objectivo garantir que as pessoas não tenham dificuldade em migrar para Software Livre ou entre diferentes soluçoes de Software.
O Software Livre é a solução perfeita para o setor público. Trás eficiência aos orgãos públicos, transparência aos cidadãos e concorrência às empresas. A FSFE trabalha com organismos públicos de toda a Europa para melhorar a aquisição pública no âmbito das TI e abrir oportunidades para o Software Livre.
As patentes de software são uma ameaça para a sociedade e para a economia. Restringem a inovação, destróiem empresas e colocam a criatividade colaborativa em enorme risco. A FSFE para manter a Europe livre de patentes de software e trabalha ao nível da ONU para abolir as patentes de software no mundo.
A FSFE trabalha com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu para criar um ambiente favorável ao Software Livre e aos Padrões Abertos na Europa. Lutamos contra os monopólios e a favor da concorrência no mercado de software participando enquanto terceira parte interessada em casos de cartelização. Informamos os agentes políticos sobre as oportunidades que o Software Livre oferece e pugnamos pela interoperabilidade.
A FSFE promove activamente o uso de Software Livre nas escolas e nas universidades. O Software Livre é superior de um ponto de vista pedagógico, uma vez que seus princípios básicos, que envolvem a liberdade e a cooperação, são os mesmos que os da educação em ambiente democrático.
A FSFE tem estado envolvida com Organização das Nações Unidas desde 2002, ajudando a criar uma sociedade da informação global livre e equitativa. Estamos na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) com estatuto de observador.
A Free Software Foundation Europe tem trabalhado em muitas outros assuntos e campanhas. Veja os nossos Projectos Terminados e Fechados para saber o que alcançàmos.