Merge pull request 'removing spaces after links' (#2489) from nl-202203 into master
continuous-integration/drone/push Build is passing Details

Reviewed-on: #2489
This commit is contained in:
fani 2022-03-09 09:41:07 +00:00
commit 45502d13ae
1 changed files with 10 additions and 20 deletions

View File

@ -11,8 +11,7 @@
<p> Instalar e desinstalar software em qualquer dispositivo é um direito que trás várias vantagens: podemos arranjar os nossos dispositivos e continuar a usá-los por mais tempo, evitando o impacto ambiental de um novo dispositivo. O que nos está a impedir de arranjar dispositivos existentes através da instalação de Software Livre? Infelizmente, barreiras legais e técnicas são impostas aos utilizadores propositadamente de forma a que estes não possam alterar o sistema operativo dos dispositivos. 2022 oferece uma oportunidade única para melhorar a situação na Europa. A UE está em processo de redefinição dos critérios de design ecológico dos dispositivos através da Iniciativa de Produtos Sustentáveis, Iniciativa Circular de Dispositivos Eletrónicos, o Direito à Reparação, entre outros. </p>
<p>
Esta é a nossa oportunidade de reclamar o direito de instalar qualquer sistema operativo em qualquer dispositivo. Desde o início, a FSFE vem aconselhando a Comissão Europeia mas, o resultado desejado está longe de ser certo devido a influências de opiniões contrárias. Caso a importância da liberdade de software não seja considerada crucial para o aumento da longevidade e capacidade de reutilização dos nossos dispositivos, então a cultura do descartável será perpetuada.
<a href="/news/2022/news-20220225-01.html">Vamos defender a necessidade de alterações em futuras legilações</a>
. Não pode ser permitido, aos fabricantes, criar restrições artificiais que impeçam os utilizadores de instalar sistemas operativos de Software Livre.
<a href="/news/2022/news-20220225-01.html">Vamos defender a necessidade de alterações em futuras legilações</a>. Não pode ser permitido, aos fabricantes, criar restrições artificiais que impeçam os utilizadores de instalar sistemas operativos de Software Livre.
</p>
<hr/>
<p> Contribui para o direito universal de instalação de Software Livre. Torna-te um apoiante.</p>
@ -22,8 +21,7 @@ Esta é a nossa oportunidade de reclamar o direito de instalar qualquer sistema
Após a publicação de
<a href="/activities/childrensbook/">Ada &amp; Zangemann</a>
pedimos à nossa comunidade alemã para distribuir cópias do livro a bibliotcas, permitindo chegar a crianças em dificuldades económicas ou sem conhecimento do assunto.
<a href="https://k7r.eu/ada-and-zangemann-in-public-libraries/">A resposta foi espetacular</a>
. O livro está agora disponível em diversas prateleiras de bibliotecas por toda a Alemanha e Áustria incluíndo as cidades de: Cologne, Rosenheim, Magdeburg, Manheim, Stuttgart, Vienna, e Lustenau. Muito obrigada pela preciosa ajuda em alertar para a liberdade de software!
<a href="https://k7r.eu/ada-and-zangemann-in-public-libraries/">A resposta foi espetacular</a>. O livro está agora disponível em diversas prateleiras de bibliotecas por toda a Alemanha e Áustria incluíndo as cidades de: Cologne, Rosenheim, Magdeburg, Manheim, Stuttgart, Vienna, e Lustenau. Muito obrigada pela preciosa ajuda em alertar para a liberdade de software!
</p>
<figure>
<a href="/activities/childrensbook/">
@ -59,8 +57,7 @@ organizou o seu encontro mensal online.
<li>
<p>
A 5 de fevereiro, participámos na mais promissora conferência anual para o Software Livre, FOSDEM. Apelámos à conscencialização para vários problemas que tem impacto nas nossas ações na Devroom Legal e Política (Legal and Policy Devroom), co-organizada pela FSFE e pela Software Freedom Conservancy.
<a href="/news/2022/news-20220224-01.html">O resumo pode ser encontrado neste artigo. As conversas estão disponibilizadas em video para proveito de todos. Acompanha tudo através de Matrix até à próxima FOSDEM</a>
.
<a href="/news/2022/news-20220224-01.html">O resumo pode ser encontrado neste artigo. As conversas estão disponibilizadas em video para proveito de todos. Acompanha tudo através de Matrix até à próxima FOSDEM</a>.
</p>
</li>
</ul>
@ -73,13 +70,11 @@ A 5 de fevereiro, participámos na mais promissora conferência anual para o Sof
<h2 id="the-road-to-technological-sustainability-a-word-from-the-planet-">O caminho para a sustentabilidade tecnológica - palavras do Planeta:</h2>
<p>
"A velocidade da exigência de novos requisitos de aplicativos, como navegadores de internet, tornam os sistemas obsoletos e a sua substituição por outros mais rápidos, para a execução das mesmas tarefas, inevitável. Este desperdício que obriga a despesas supérfluas e destrói o planeta, através da utilização dos seus preciosos recursos, tem de acabar."
<a href="https://blogs.fsfe.org/pboddie/?p=2496">Paul Boddie escreveu um artigo de opinião no FSFE Planet sobre os requesitos para conseguir a susentabilidade tecnológica</a>
, das quais: a existência de hardware que seja compatível com Software Livre, uma infraestrutura coletiva com os nossos representantes, e desenvolvedores de Software Livre com salários mais competitivos.
<a href="https://blogs.fsfe.org/pboddie/?p=2496">Paul Boddie escreveu um artigo de opinião no FSFE Planet sobre os requesitos para conseguir a susentabilidade tecnológica</a>, das quais: a existência de hardware que seja compatível com Software Livre, uma infraestrutura coletiva com os nossos representantes, e desenvolvedores de Software Livre com salários mais competitivos.
</p>
<p>
"É necessário criar uma combinação de medidas que facilitem o Software Livre a serviços públicos e privados, permitindo aos utilizadores a aquisição e manutenção de hardware de elevada longevidade", Paul conclui. As opiniões partilhadas pela comunidade FSFE podem ser encontradas no blog
<a href="https://planet.fsfe.org/">Planet</a>
.
<a href="https://planet.fsfe.org/">Planet</a>.
</p>
<h2 id="save-the-date">Reserva a data</h2>
<ul>
@ -89,22 +84,19 @@ A 5 de fevereiro, participámos na mais promissora conferência anual para o Sof
<li>
<p>
No sábado, 12 de março 17:00 CET irá decorrer uma leitura com o autor de Ada &amp; Zangemann, em alemão. Haverá oportunidade para conhecer e questionar o autor do livro e o Presidente da FSFE, Matthias Kirschner. Este evento está integrado no Chemnitzer Linux-Tage e não tem qualquer custo de participação nem é necessário registro.
<a href="https://chemnitzer.linux-tage.de/2022/de/programm/beitrag/confirm/126/32a9cd397c243b8503f848363e471732">A leitura irá decorrer online</a>
.
<a href="https://chemnitzer.linux-tage.de/2022/de/programm/beitrag/confirm/126/32a9cd397c243b8503f848363e471732">A leitura irá decorrer online</a>.
</p>
</li>
<li>
<p>
Na terça-feira, 15 de março, 14:00 - 15:30 CET, Erik Albers, Gestor do Programa FSFE e perito em sustentabilidade, irá participar no webinário "Software sustentável para telemóveis que durem" organizado pela Fairphone. Um painel de peritos vai discutir a razão para a cada vez mais curta longevidade dos telemóveis. Erik Albers irá falar sobre a conecção entre o direito universal de instalar sistemas operativos de Software Livre, em qualquer dispositivo, e o desenvolvimento de uma sociedade digital mais sustentável.
<a href="https://www.eventbrite.nl/e/fairphone-webinar-sustainable-software-for-phones-that-last-tickets-272595820437">Os bilhetes do evento não tem qualquer custo</a>
.
<a href="https://www.eventbrite.nl/e/fairphone-webinar-sustainable-software-for-phones-that-last-tickets-272595820437">Os bilhetes do evento não tem qualquer custo</a>.
</p>
</li>
<li>
<p>
No sábado, 19 de março, 11:00 - 17:00 CET, em conjunto com o grupo local FSFE Berlim, estamos a organizar
<a href="https://wiki.fsfe.org/Activities/Android/UpcyclingWorkshops/#A19._M.2BAOQ-rz_2022_-_Berlin.2C_Deutschland">o primeiro workshop de reciclagem Android (Upcycling Android), em Berlim</a>
. O objetivo deste workshop é juntar entusiastas por tecnologia e sustentabilidade para troca de ideias e experiências durante demonstrações de telemóveis com sistemas operativos de Software Livre. Adicionalmente, irá decorrer uma pequena palestra acerca da longevidade e sustentabilidade do Android e outros. O evento decorre no Holodeck de Netzpolitik.org em Schönhauser Allee 6/7. Contamos contigo?
<a href="https://wiki.fsfe.org/Activities/Android/UpcyclingWorkshops/#A19._M.2BAOQ-rz_2022_-_Berlin.2C_Deutschland">o primeiro workshop de reciclagem Android (Upcycling Android), em Berlim</a>. O objetivo deste workshop é juntar entusiastas por tecnologia e sustentabilidade para troca de ideias e experiências durante demonstrações de telemóveis com sistemas operativos de Software Livre. Adicionalmente, irá decorrer uma pequena palestra acerca da longevidade e sustentabilidade do Android e outros. O evento decorre no Holodeck de Netzpolitik.org em Schönhauser Allee 6/7. Contamos contigo?
</p>
</li>
</ul>
@ -118,8 +110,7 @@ No sábado, 19 de março, 11:00 - 17:00 CET, em conjunto com o grupo local FSFE
<li>
<p>
Na quarta-feira, 30 de março, 14:00 - 14:45 CET, Erik Albers irá dar uma palestra sobre a política e o software dos telemóveis, na Digital Social Summit. Usando telemóveis como exemplo prático, Erik mostrará como o design de software tem impacto na sustentabilidade do hardware e respetivas infraestruturas. A sessão será em alemão e terá tradução em tempo real para linguagem gestual. Pode ser acompanhada
<a href="https://digital-social-summit.de/session/software-smartphone/">online</a>
.
<a href="https://digital-social-summit.de/session/software-smartphone/">online</a>.
</p>
</li>
<li>
@ -129,8 +120,7 @@ Na quarta-feira, 30 de março, 14:00 - 14:45 CET, Erik Albers irá dar uma pales
<h2 id="contribute-to-our-newsletter">Contribui para o nosso newsletter</h2>
<p>
Se queres partilhar as tuas ideias, imagens, ou notícias com a comunidade, envia para nós. Como sempre, para newsletter@fsfe.org. Estamos curiosos para saber as tuas opiniões! Além disso, se queres ajudar no nosso trabalho então a nossa comunidade está sempre aberta ou então é possível fazer doativos
<a href="https://my.fsfe.org/donate?referrer=newsletter">mensais</a>
. Queremos deixar o nosso agradecimento à comunidade e a todos os voluntários, apoiantes e doadores, que tornam o nosso trabalho possível. Também um agradecimento aos nossos tradutores que possibilitam a leitura deste newsletter na vossa lingua nativa.
<a href="https://my.fsfe.org/donate?referrer=newsletter">mensais</a>. Queremos deixar o nosso agradecimento à comunidade e a todos os voluntários, apoiantes e doadores, que tornam o nosso trabalho possível. Também um agradecimento aos nossos tradutores que possibilitam a leitura deste newsletter na vossa lingua nativa.
</p>
<p>A editora, Fani Partsafyllidou</p>
</body>